Rumo à linha de chegada

LilySlim Weight charts

terça-feira, 4 de setembro de 2007

O início da corrida

O porquê de correr

Tudo começou com uma consulta ao Angiologista... Ele disse que eu estou com a Safena da perna direita comprometida com fluxo invertido ou seja... tenho varizes ...
O medico disse que nao é caso de operar, pois o calibre (a grossura) ainda é muito baixo. Fui consultar uma segunda opiniao... E desta vez uma medica olhou bem pra mim e disse:
"Querida, operar não é necessario. Voce precisa é fazer exercício e emagrecer". Saí de lá triste. Sabia que estava acima do meu peso pois sempre fiz vigilantes do peso
mas estava completamente desregrada. Tentei voltar a fazer o programa do Vigilantes, mas nada de emagrecer. Estava com 63 Kg quando deveria estar com 58 mais ou menos.
Passou uns 6 meses e ao invez de emagrecer eu engordei.. Agora com 65,700. Ai meu Deus.
Fui ao gineco e imaginem o que ele disse? "Emagreça" Principalmente porque estou pensando num bebezinho pro ano que vem...lá pro fim do ano ou sabe-se la quando :)
Eu ja estava caminhando e tentando correr de leve. Mas não estava evoluindo.
Resolvi fazer algo um pouco mais sério. Comecei a ler um pouco sobre isso e resolvi pedir ajuda à minha amiga Luana Pampanini que é Bacharel em Treinamento Desportivo, instrutora de musculação e Personal Trainer.
O que eu queria é um apoio melhor no treino, tipo saber em que frequencia cardíaca eu devo trabalhar, qual é o maximo, como evoluir e conseguir alcancar distâncias mais longas correndo.
Eu já tinha um eletrocardiograma e outros exames que comprovavam que estou apta a praticar atividades. Então lá vou eu!

Incentivando

Eu já estava meio facinada com a possibilidade de evolucao quando se treina corrida. Aquela coisa de voce nao aguentar nem um segundo correndo e depois de algum tempo conseguir correr 20 minutos que seja
ou ate correr 1 hora ou evoluir de maneira "estrondosa"!!
Comecei a ler alguns depoimentos no site da Corpore... Meu Deus! O que é aquilo! Pessoas de todas as idades que começam a caminhar, e depois a correr e ai participam
de um desafio de 6 ou 10 KM e conseguem terminar!!! Fiquei completamente fascinada! Apaixonada pela possibilidade de conseguir isso e ainda conseguir o emagrecimento
que preciso. Ler os depoimentos me deu a impressão de uma felicidade extrema ao conseguir cruzar a linha de chegada! E felicidade maior por nao exigir grandes
gastos finaceiros, grandes fortunas na melhor academia ou seja la o que for. Tendo um cuidado especial com a almimetacao, um tenis adequado e um pouco de bom senso já
ajuda muita gente!
Para me fascinar mais ainda, uma amiga me emprestou o livro do Nuno Cobra "A semente da vitória", ele treinou campeões como o Ayton Senna e tem uma filosofia de vida linda!
Viver em plenitude de vida, respeitando os limites do corpo, ouvindo o que o corpo tem a dizer.
Com esta carga toda de incentivo, só pode dar certo.


Iniciando. (27/08/2007)

Ontem eu nao tive treino. Tive apenas alongamentos. O que é muito bom pois trabalho o dia todo sentada, olhando para o computador, digitando e atrofiando meus tendoes :)
Hoje começo a fazer uns Fartleck! Nome chique,né? Explicando com palavras simplificadas, segundo a Lu, são tiros de corrida em velocidades aleatórias, no meu caso devo fazer sé 1 min e depois dar uma descansada
e voltar a fazer novamente.. Repetindo essa ação 10 vezes num percuso de mais ou menos 4,5km. :)
Achei uma resposta legal no site http://www.cdof.com.br/consult152.htm

2573. O que é ¨Fartleck¨?- (POSTADO EM 24/07/2006)
O que é ¨Fartleck¨ e qual sua importancia para o atleta de 400m, 800 e 1500m? NASSER TAHA
Prezado Nasser, o Consultor Prof. Esp. Daniel Medeiros Alves(currículo) retorna o seguiante:
Bem o Fartlek surgiu na Suécia, com o treinador Gösta Olander . Ele consiste de corridas nas mais variadas intensidades, e é caracterizado pela "não rigidez" no treinamento. A provável importancia está no fato da motivação e de se correr tanto em baixas como em altas intensidades, permitindo assim um aumento no limiar anaeróbio, bem como no VO2 máx.
Também colabora enriquecendo sua questão o Prof. Msdo. Mauriti Marcos Cardoso Junior(currículo):
Fartleck: É utilizado muito por fundistas e meio-fundistas de qualquer esporte de capacidade aeróbica. Duração pode ser de 40 a 120 minutos. Distâncias e velocidades variadas. Sem controle fisiológico rígido, o próprio atleta estipula a intensidade. É muito utilizado para quebrar a rotina dar motivação.
Exemplo de treino que pode ser utilizado: quatro vezes por semana (três minutos a 85-95% da FCmax, seguido de dois minutos a 70-80%). Nos três minutos, o atleta corre mais rápido que o ritmo costumeiro, e nos dois minutos seguintes, ele fica no ritmo de trote para depois voltar a acelerar.
No site Copacabana Runners o treinador Nilson Monteiro, dá um exemplo animado de como ele seguia esse tipo de treino com seus pupilos... Era basicamente uma bricadeira, usando bolinha de tenis para que os corredores pegassem ou as vezes até correndo atrás de um cachorro :)
Coisa boba mas que mexe com o coraçãozinho de qualquer um.. .na certa um método que consegue cativar muitos corredores, principalmente os mais "anti-regras".
Eu, apesar de gostar muuuito das regras para os treinos me identifiquei muito com a definicao deste método cuja tradução literal é "velocidade-jogo". mas uma tradução mais apaixonante e envolvente "liberdade e prazer em correr."
Acho que não preciso nem falar: APAIXONEI!


Para saber mais:
http://www.copacabanarunners.net/perg0503.html
http://www.ativo.com/materias.php?id_materia=13981&id_esporte=8
http://oglobo.globo.com/blogs/pulso/post.asp?cod_Post=12429
http://www.copacabanarunners.net/perg0503.html


Para os mais xeretas que quiserem algo beeem mais técnico:

http://www.cbat.org.br/treinamento/artigos_tecnicos/treinamento_corrida_fundo.asp


Ufa! Acho que por hoje é isso que tenho a dizer! Cansei só de escrever :)
Bjinhos!
Até a próxima!

2 comentários:

Tatiana disse...

Oi amiguinha! que legal su blog! espero q consiga atingir seus objetivos! Vou continuar acompanhando...
Quinta passada voltei (de novo!) à academia, e desta vez nao vou relaxar logo não...
Beijos

Luana Pampanini disse...

Oi And!!!

Adorei essa ideia de blog pra compartilhar suas evoluções!!! :)
Por sinal, preciso te ensinar a fazer um diario de treino, pra vc poder comparar com seus treinos daqui ha alguns meses... É muito legal!!! :)
Bjos!!!!